Dúvidas

Quais os bens que podem ser leiloados?
Praticamente não há restrição. Normalmente são vendidos em leilão, além de imóveis, bens móveis novos e usados no estado, como: automóveis, caminhões, motos, tratores, máquinas operatrizes e agrícolas, matérias-primas, equipamentos de informática e eletrônicos, ferramentas, etc.

Como funciona o leilão?
O interessado recebe um catálogo contendo as condições gerais do leilão como: número e descriçãoo do lote, forma de pagamento, entrega etc. Essas condições são, obrigatoriamente lidas pelo leiloeiro antes do inicio do leilão. Em seguida, os lotes sÒo anunciados, um a um, cabendo aos interessados fazerem suas ofertas por lances.

O que é lote?
Lote é um conjunto de bens a serem leiloados. Ex. 15 peças, 8 motores, etc. No caso de bens de maior valor, o lote é geralmente formado por um ítem apenas.
O que é Lance?
Lance é a maneira pelo qual o participante interessado levanta o braço, ou fala ao leiloeiro superando o último valor ofertado. Havendo disputa, após o último lance o lote é declarado vendido de forma irrevogável.

O que é preço mínimo?
Preço mínimo é o valor estipulado pelo vendedor para a venda do lote. Caso o valor alcançado no leilão for inferior a este, poderá ser aceito como lance condicional. Os preços mínimos não são divulgados previamente, salvo quando se trata de im[oveis sendo iniciado pelo valor divulgado nos editais ou pela Internet.

O que é lance condicional?
Lance condicional é quando o valor da arrematatação não atinge o preço mínimo exigido pelo comitente vendedor, ao qual será apresentada a proposta para análise e decisão. Após a decisão, o leiloeiro entra em contato com o arrematante para confirmar ou não a venda.

Pode se fazer um lance por FAX ou INTERNET ?
Por fax: Serão aceitos até 1 hora antes do inicio do leilão, e deverá conter a qualificação completa do ofertante bem como o número do lote e sua descrição além do valor. Pela Internet: Só é aceito em caso de leilão on-line.

Como é feita a divulgação do leião?
A divulgação é feita através de editais publicados em jornais de grande circulação como: O Estado de São Paulo, Jornal da Tarde, Tribuna (Santos), A Cidade (Ribeirão Preto), Correio Popular (Campinas), etc.

Como funciona a visitação?
Os lotes poderão ser vistos nos locais, em dias e horários indicados pelos editais.

Como é feito o Cadastro de Comprador?
Nos leilões de imóveis, dependendo das condições de venda, é necessário que o interessado se cadastre junto ao leiloeiro. Nos leilões de veículos, máquinas, matéria-prima, etc. não há necessidade de se cadastrar previamente.

Quando recebo a documentação do veículo?
A documentação normalmente é entregue através do Leiloeiro no prazo médio de 30 dias após a data do leilão.

Existe um padrão sobre documentação na relação?
Cada comitente (vendedor) tem sua norma para documentação, estando estas sempre descritas no catálogo do leilão. Estas normas, podem e devem ser lidas antes do leilão.

Como posso saber se o documento já está disponível?
O comprador pode obter as informações sobre o recebimento dos documentos, consultando a área de documentos em nosso site, através do número do lote, data do leilão e placa do veículo.

Qual é o documento de venda da sucata?
Nos veículos vendidos como sucata sem documento, a empresa vendedora emite apenas a Nota Fiscal ao comprador.